quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Um puta francêzinho bom!



Sebastian Bourdais. Lembro de uma corrida sua em "Le Mans", 2000. Terminou em quarto , pela equipe de Henry Pescarolo, atrás apenas dos três carros da tradicional Audi. Bourdais pode despedir-se da F-1 neste ano ainda, já que não tem o dinheiro de patrocinadores que a ToroRosso, a equipe de Gerhard Berger necessita.

Na minha opinião a F-1 perderá mais um daqueles famosos "pilotos com potencial" que saem dela por não ter tanta verba, ou oportunidade. E o fato Bourdais, era destaque antes mesmo da Formula 1. Antigamente, Bourdais era daqueles casos que ninguém entende por que não estava na Fórmula 1. Tanto que os cartolas americanos mais ligados a Bernie Ecclestone, pediam para arrumar uma "vaguinha" pro Francês na sua categoria, para assim tentar o sonho de um piloto que veio dos EUA ter sucesso na maior categoria do automobilismo.

Bourdais, reúne todos os elementos para ser um bom piloto na Fórmula 1. Fórmula 1 é um desafio distinto de todos os demais. Técnico, pela velocidade de reflexo e conhecimento dos recursos do carro exigidos, e psicológico, gerado pelo imenso investimento realizado e as decorrentes pressões por resultados.

Seu passado impressiona. Conquistou os três últimos campeonatos da CART, pela tradicional Newman-Haas, e na sua temporada de estréia, em 2003, começou já sendo vice-campeão, teve um desempenho comparável a Lewis Hamilton em 2007, em termos de números. Logo depois, dominou o campeonato da Fórmula 3000 e foi campeão.

O vi correr diversas vezes. Sempre me causou ótima impressão. É eficiente, inteligente, bom acertador de carro. Regularidade é outro ponto forte do Francês. Venceu quase tudo por onde passou. Antes de chegar à Fórmula 3000, foi campeão da Fórmula 3 francesa, em 1999, e vice da Fórmula Renault em 1997.

Bourdais pode não ficar na Fórmula 1 em 2009, e Berger será obrigado a engolir pilotos novos, e com uma certa grana ou que estão no desenvolvimento da Red Bull equipe mãe. Exemplos? Bruno Senna e Sebastian Buemi. È triste pra mim ver que a França país com Prost, Cevert, Beltoise, Jabouille, Arnoux, Alesi etc...

O que mais pesa contra Bourdais na sua permanência na Red Bull como já disse é o dinheiro. E é imcompreensível na minha ótica, um piloto com tanto talento e títulos importantes no currículum não ficar na maior categoria do automobilismo. Perderia bastante nas pistas, nos bastidores nem tanto, até por que o próprio está pouco se lixando pra tal. Mas pra mim fará falta, pois ele é um puta Francezinho bom...

Abaixo um onboard de Bourdais no Qualify 1 - (Q1)

Um comentário:

Anônimo disse...

Ele é bom, pena que foi demitido no meio da temporada =/