segunda-feira, 28 de abril de 2008

Imola 1994 - Uma história nunca conhecida

Venho a vocês contar uma coisa que muitos dizem ser verdadeira, outros questionam. Um colega meu Flavio Mendes amante de Formula 1, vai em corridas desde 1970, que esteve em Interlagos quando o Emerson ganhou no famoso dia em que a policia jogou agua nas arquibancadas. Um amigo que corria de F3 e que o convidava sempre para ir nos boxes da sua equipe, me contou uma vez um fato de Imola 1994 que nunca tinha ouvido falar. Leonardo Senna se aproxima de galvão bueno no dia 1o de maio de 1994, dia em que Senna morreria. Ele chama Galvão, Reginaldo Leme e Gerhard Berger para uma sala de vídeo no autódromo com uma fita nas mãos, e junto com ele vem Ayrton. A fita é mostrada, com cenas chocantes de Adriane Galisteu traindo Ayrton Senna com outra pessoa. Dizem que Galvão e Reginaldo mandaram Leonardo parar na hora, e foram embora junto com Ayrton. No aquecimento de Senna e na sua preparação antes da fatídica corrida se notava o seu rosto transifugurado, triste, abatido. Parecia um outro Senna. Alain Prost revelou apenas no ano passado que Ayrton o procurou antes da corrida dizendo ter saudades, e que estava triste. Pois achava que Schumacher e a Benneton estavam roubando no campeonato, usando artifícios que não poderiam ser usados, que eram proibidos pela FiA. E que não sentia motivação nenhuma correr contra ele, e que o carro estava "inguiável". Fato ou não, era outro Senna que entrou naquele carro, um Senna que morreria na 7a volta do GP de San Marino de 1994. Esses fatos levantam uma polémica. Sera que Senna se suicidou? Alguns acreditam que é uma besteira pensar isto, outros acham que poder ser. Mas poucos, pois estes fatos foram pouco revelados até hoje.
Senna preucupado com o acidente de Ratzenberger. Alguns dizem que nesse momento o Doutor visto ai Sid Watkins pediu para Senna parar de correr, ou não correr apenas aquela corrida. Que sentia algo triste e ruim que aconteceria na corrida, Senna depois disso disse:
"Sid eu não posso parar, minha vida é isso"

Adriane Galisteu junto com Ayrton, na sua primeira aparição pública como namorada do tricampeão.
Amor verdadeiro ou oportunista?

Será que o fato do Senna estar chateado com a FiA pelas normas de segurança e pela morte de Ratzenberger, além da suposta "traição" de sua namorada seriam fatos para um suposto "suicídio"? Muitas me perguntaram isso, e eu só respondo que é um absurdo, coisa sem noção, um cara com a vida boa, com uma mulher boa ao lado, com tudo de bom, grana etc, além de correr por prazer e ter uma longa vida de sucesso pela frente, não chegaria a esse ponto, por qualquer vagabunda que aparece na sua vida.

26 comentários:

Aecio disse...

huehuehueh eh marcelo acho que voce tem disposicao pra ser reporter.. afinal no jornalismo o importante eh causar polemica...hehe

nao acho q senna tenha se suicidado! ms se ele quizesse ser imortal, como ele eh, talvez essa tenah sido a melhor saida!

FlávinhoG disse...

Essa notícia eu houvi dizer Mark, o Carlos Cintra me contou uma vez algo relacionado a isso. Acho que o Senna não se levaria pelo fato de ser traído pela Galisteu, mais sim por que ninguem o ouvia sobre a segurança da F1. E que estava desmotivado quanto corre com Schumacher, pois o achava fraco perto de Prost. Além de achar que a Benneton trapaçeava

Anônimo disse...

Jamais Senna fazia uma coisa dessas. Isso é um absurdo por em causa o professionalismo do melhor piloto de todos os tempo da F1.

Anônimo disse...

Não acredito que ele tenha se suicidado, mas já vi que ele estava diferente qnd entrou no carro aquele dia. Talvez estivesse com a cabeça a mil, por ter visto tais cenas.. e por essa razão estivesse desconcentrado, só pensava naquilo, e talvez tenha errado justamente por não conseguir se concentrar...

Anônimo disse...

Bom marcelo gostei muito da reportagem, mas a tal fita que voce disse ser mostrada para o Ayrton antes da corrida era uma gravação telefonica onde a galisteu conversava com um ex namorado e nao imagens, e nessa fita pelo que foi comentado nao tinha nada que indicava uma traição da Adriane ao Ayrton.

Anônimo disse...

perfeito!foi uma gravação,nada que tivesse indícios de uma traição.acredito que Senna pressentiu a morte.aquela imagem de Senna apoiado no aerofólio da Williams antes da corrida já diz tudo,porém ainda acredito que sabotaram o carro.

Jonatasbioufes disse...

Senna lutava muito para se ter mais segurança nos carros da F1, como o povo nao o ouvia e nao fazia as modificações para aumentar a segurança, talvez esse seria mais um motivo de um suicidio, para provar q a segurança eh falida e pra tomarem atitudes... soma-se a isso o fato de a vida dele era ganhar na F1 e nakele ano ele nao estava conseguindo superar seus adversarios!
Somando ainda o seu comportamento incrivelmente estranho nakele dia, acho bemprovavel q ele tenha se suicidade sim!

Bruno S disse...

Se ele se suicidou, ele é o maior gênio da balística que existe. Na causa mortis dele, assinada pelo Dr. Sit Watkins, consta que o corpo estava em perfeito estado, fora o impacto na cabeça.

O que causou a morte de nosso eterno campeão foi a quebra da suspensão direita no muro, que arremessou o braço da suspensão exatamente no angûlo certo para atravessar a viseira. Se Senna tivesse batido 15 cm à frente ou atrás do local do impacto, ele teria sobrevivido.

Teorias da conspiração sempre irão existir. Senna nem sempre corria de bom grado, às vezes ele estava preocupado com alguma coisa, mas nessa corrida em particular, além de ele não se sentir bem, houve a fatalidade. Isso é uma falácia clássica, conhecida como "Post hoc, ergo propter hoc".

Enfim, não acho que Senna tenha se suicidado.

Anônimo disse...

Que povo sem o que fazer. Um mundo de coisa ruim acontecendo em 94 naquele GP como acidentes indindáveis, Rubinho td quebrado, Roland Ratzemberg morto vcs acham que o coitado ia ficar preocupado com a traição da namorada?! Faz-me rir. Cara bonado, educado, escolarizado, culto, podia ter a mulher que escolhesse!!! hahahahahaha

Anônimo disse...

É inacreditável a ânsia que pessoas como você tem em reduzir a luta e vida dos outros em com este tipo de especulação sórdida e barata. Foi este mesmo amigo que contou a história que o Ronaldo amarelou no final da Copa, porque minutos antes lhe disseram que fora traído pela sua entäo mulher?

Ricardo Silva (RJ) disse...

Para ser bem sincero, nunca havia pensado na possibilidade do Airton ter se suicidado, mas algo me chamou muito a atenção em seu filme.

Independente da caso/video com Adriana, o documentario revela Senna como uma pessoa com uma fé muuuuito forte, seu relato onde "sente" a presença de Deus me passou sim muita verdade.(detalhe, sou ateu)

Até ai, nada de anormal. Mas qdo sua irmã, diz que Senna leu na manha da corrida um trecho da bíblia onde dizia que "Deus lhe daria o maior presente, ele mesmo"

me levou a pensar sim, que Senna, diante da sua forte crença, correu por isto que leu, ou simplismente deixou que isto(Deus)acontecesse...

bom, se aconteceu ou não, nunca teremos como saber, mas Airton, obrigado pelos diversos ensinamentos de vida!

Anônimo disse...

Entao e VSFD para o nego que traiu o nosso eternamente ayrton senna

Anônimo disse...

Blogueiro??? Isso foi uma das piores coisas que li na minha vida...coisa bem típica de TV Fama...

Unknown disse...

Flaviere vc deveria ser banido dos blogs por escrever uma coisa tão ridicula como essa, vc deve ser corno assim como seu pai deve ter pego suamae com outros dois caras e fica escrevendo coisas idiotas como essa!!! morra idiota

Marcelo disse...

Que historinha ridícula... Primeiro, que Senna já estava muito abatido com os acidentes sofridos por Barrichelo e Ratzenberger - este veio a falecer.
Segundo, a Williams que ele dirigia era ruim, pra piorar os mecânicos da equipe fizeram um remendo mal feito no carro, que foi determinante pra que Senna sofresse o acidente fatal.

Schumy hepta disse...

Sempre tiram os meritos do Schumacher quando se fala de Senna,o problema e que todos inclusive Senna achavam que ganhariam a temporada facil,porem encontraram um piloto em uma forma exepcional,alem de ser muito rapido coisa que o tempo depois diria,pois se tornou o maior de todos,alias forma fisica e coisa que Senna nunca foi tão bom e em 94 ja tinha seus 34 isso pesava muito pois na epoca as corridas eram o tempo todo no limite.

Arthur Almeida disse...

Na verdade a fita era uma gravação de um grampo telefonico e não uma fita de video.
Foi apresentada apenas a Senna e nela o ex da Adriane dizia coisas e ela o repreendeu criticando e falando o quanto gostava do Ayrton, tanto que pós corrida eles iriam para a casa do Braguinha onde a Adriane ja estava para o noivado e possivelmente casamento.

Anônimo disse...

Agora voces repararam que com mais essa ''revelação'', a música DEZESSEIS, do Legião Urbana, fica ainda mais coerente? Essa música foi feita supostamente como uma homenagem para Ayrton Senna, e alguns trechos mostram isso, como o Opala Metálico Azul (Carro da Wiliiams), Curva do Diabo que todos tinham medo (Curva Tamburello, onde Piquet e Berger já se acidentaram) e agora o trecho que diz o seguinte:

"Johnny (Senna) era fera demais pra vacilar assim... E quem diga que foi tudo por causa de um CORAÇÃO PARTIDO... Um coração.."

Ficou claro? Sou fã incondicional de Ayrton Senna, porém esse trecho ficou mais claro mesmo.

Gabriel Santiago disse...

vei, era grampo telefonico, como virou vídeo?
E outra, em 1994 vídeo de traição? Com cenas terríveis, posso te falar, família senna não era de mafiosos não, nem eram tão ricos assim, pra tudo isso. E ele sempre amou e sempre quis a Xuxa. Tanto que antes ele namorava só morena, e depois da xuxa só loira... Se vc quer fazer um perfil psicológico pensa....

kamila kelly disse...

Nao foi um video foi uma gravação de uma conversa de Adriane e de um ex-namorado dela ela repreendeu , criticou o ex e dizia que gostava do Ayrton... e tudo armação da familia do Ayrton para separar o casal fazer ele desistir da Adriane ... mais não foi uma fita de vídeo contendo imagens da Adriane traindo o Ayrton isso e mentira

Anônimo disse...

Gabriel, antes da Xuxa ele já tinha ficado com loira, Lilian Vasconcelos que foi casada com o Senna é loira e depois da Xuxa ele não ficou só com loira não.Depois dela ele ficou com a Cristine Ferraciu, que é morena, teve affair com Carol Alt, que tb não é loira e depois é que ele namorou a Adriane Galisteu, que é loira. Tem gente que fala coisas sem saber.

Anônimo disse...

o comentário do Arthur foi o mais coerente aqui.O resto em sua maioria, so topeira mesmo. Ayrton nao se suicidou, ele amava sua vida e estava imensamente feliz na vida pessoal, isso foi falado em vários depoimentos de amigos em biografias e inclusive no esporte espetacular esse ano. Foi um ACIDENTE. A musica Dezesseis do Legiao Urbana foi escrita nos anos 80 e o Renato Russo nao era médium para adivinhar o que aconteceria com Ayrton em 94. Ayrton namorou louras e morenas so para constar.Isso antes e depois da Xuxa, seu ultimo grande amor foi Galisteu sim, Xuxa ja era carta fora do baralho,embora sua familia paparicasse ela por conta da condição social. O leonardo levou uma fita onde um ex namorado da Adriane ligou passando trote, ela o ignorou e Ayrton nao viu ali nenhum motivo para terminar namoro, apenas se irritou com sua familia por querer fazer de tudo para separá-los. Mas ele ia dar um basta nisso tudo, tanto que ia passar o ano de 94 no Algarve em Portugal com a Galisteu. Podem pesquisar, ler biografias autorizadas e vao ver que é verdade. Ele estava preocupado sim antes da corrida mas por causa da instabilidade do carro, das falcatruas do alemao , da falta de segurança na pista e chocado com a morte do Ratzenberger e acidente Rubinho. So para constar, se Galisteu nao tivesse sido uma boa namorada, braguinha e outros amigos do Senna nao iriam apoiá-la ate hoje

Anônimo disse...

Acho possivel o suicidio sim! Mas não por causa da Adriane e sim porque ele era extremista!! Tudo ou nada! A Willians estava ruim e o alemão com toda certeza iria ganhar. O erro do Ayrton Senna foi mudar de equipe e minha teoria é que ele estava entre a cruz e a espada. Aquela batida e o audio que gravou para o Prost de manha sao sinais,que quase ninguem percebeu. Na gravação do Cockpit a gente ve que ele largou a cabeça e não virou o volante. Foi direto pro muro.

LEONARDO ALVES disse...

A MORTE DE AYRTON SENNA FOI COMBINADA.EXISTEM COINCIDÊNCIAS QUE PROVAM ISSO .AS COINCIDÊNCIAS SÃO AS SEGUINTES :NA PAREDE DE ONDE AYRTON SENNA ESTAVA ASSISTINDO AO ACIDENTE DE RATZENBERGER , ESTAVA ESCRITA A SEGUINTE FRASE : DIVELLA .O NARRADOR DAQUELA CORRIDA SE CHAMA GALVÃO BUENO . BUENO SIGNIFICA BOM . SCHUMACHER , NA ÉPOCA , CORRIA NA BENETTON . BENE SIGNIFICA BEM.AYRTON SENNA SOFREU O ACIDENTE NA CURVA TAMBURELLO , NO CIRCUITO DE ÍMOLA . IMOLAR SIGNIFICA SACRIFICAR . ADRIANE GALISTEU , APÓS A MORTE DE AYRTON SENNA , SE CASOU COM ROBERTO JUSTUS . JUSTUS SIGNIFICA JUSTO

Anônimo disse...

Teve alguém ai dizendo que a família do Senna não tinha dinheiro pra fazer gravações naquela época. Hilário! Pra quem ta chegando agora vale lembrar que a família do Ayrton era de classe média alta já antes mesmo dele nascer. O pai dele era um senhor de negócios. Com o ilustre filho na F1 só fizeram aumentar a riqueza da família. Muito se falam e especulam sobre a família em principal a irmã. Alguém ai foi testemunha? Alguém aí é íntimo da família e sabem por acaso do que se passo na realidade? Tudo o que se sabe é que Galisteu pisou na bola sim só não temos os detalhes. Não fosse isso será que a família de fato ter contato com ela? Há muitas informações desencontradas. Não sei se ele morreu sabendo ou não. Mas o conteúdo da gravação Adriane que ligou para o ex aqui no Brasil e disse que o Ayrton era fraquinho na cama. Será que a família não quis expor essa ligação em respeito a memória do ídolo? Será que Adriane se faz de desentendida até hoje pra ficar como a mocinha da história? Vai saber né meu povo..... o que de fato temos certeza é que alguma coisa aconteceu nao fosse isso não teria esse mau estar entre a família Senna e Galisteu

Sergio Moreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.